Brasil: Poço profundo e placas solares para garantir água para cerca de 1.000 pessoas

 

Água Comunidade


As comunidades de Sitio Volta e Sitio Caiçara, do Município de Jaguaruana, Ceará, no Brasil celebraram o Dia Mundial da Água com a entrega de um poço profundo e placas solares para garantir o acesso à água para cerca de 1.000 pessoas.

 Ceará é o estado que atualmente mais sofre com a seca no Brasil.

“É um grande presente pra a família do lugar… Água tem seu valor, por isso aqui estou para agradecer”, cantou em forma de paródia Maria Marilene/representante do Sisar, durante a inauguração.

Trata-se de uma iniciativa da Fundação Avina e Ambev junto com o Sisar e apoio da Cacege.

“Reforço a importancia da mobilição das comunidades, isso foi o que possibilitou chegarmos aqui. Ussem esa força para trazer mais beneficios para as duas comunidades e cuidem bem do uso da água e do sistema de abastecimento, ele agora é de vocês, ” comentou, Telma Rocha, gerente programática da Avina.

A perfuração de poço de água foi o que possibilitou que o sistema de abastecimento de água da comunidade pudesse ser entregue, pois o manancial previsto secou antes mesmo da obra terminar. Além disso, e a instalação de painéis solares irá diminuir consideravelmente o custo da tarifa dos moradores, já que a energia é o que mais encarece a distribuição da água. Depois que os projetos são inaugurados, eles serão geridos pelo Sisar com o acompanhamento da comunidade.

“Nos sentimos privilegiados de estar aqui e poder participar dessa iniciativa. Agradeço a Avina, ao Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) a Cacege e a toda comunidade. Esperamos que este seja o primeiro de muitos no Semiárido,  disse o Director de Relações Coporativas da Ambev, Renato Biava.

 

Compartir en FacebookCompartir en TwitterCompartir en Google+

Noticias Relacionadas



The shortcode doesn't contain any grid name