Brasil: Lançam Pacto pela Democracia em ato em São Paulo

 

 


Nesta quarta-feira (13/6), cerca de 60 organizações e movimentos da sociedade civil lançaram oficialmente o Pacto pela Democracia, uma plataforma de ação conjunta em defesa da construção democrática no Brasil.

O ato de lançamento, no Parque Ibirapuera, em São Paulo,  reuniu atores políticos e lideranças de diversas iniciativas e diferentes agendas da sociedade civil para a expressão conjunta do compromisso com a defesa e o revigoramento da construção democrática no país.

Na plataforma, as organizações reafirmam valores democráticos, como diálogo, ética, tolerância e respeito às diferenças. Pactuam por práticas eleitorais que garantam eleições limpas em outubro deste ano, com ampla participação popular para refazer as bases de confiança e legitimidade do ambiente político. E propõe a realização de uma ampla reforma política após as eleições, como caminho para vencer a crise política de forma estrutural e aprofundando a democracia.

O chamado é coordenado por organizações como Instituto Ethos, Instituto Igarapé, Conectas, Transparência Internacional, Alana, Geledés Instituto da Mulher Negra, Fundação Avina, Um Novo Congresso, Instituto Não Aceito Corrupção, Instituto Sou da Paz, Todos pela Educação, Idec, Centro de Liderança Pública (CLP), Movimento Transparência Partidária, CENPEC, Instituto Tecnologia & Sociedade (ITS), Instituto Update, LabHacker, Nossas, RAPS, RenovaBR, Atados e Engaja Mundo, entre outros. Veja a lista completa aqui: https://www.pactopelademocracia.org.br/participantes

“O Brasil vive um momento decisivo. Poucas vezes estivemos tão divididos sobre o futuro. Poucas vezes foi tão difícil afirmar o pluralismo, a tolerância e o convívio com a diferença no espaço público. Poucas vezes as instituições estiveram tão desgastadas para lidar com conflitos e produzir mudanças. Para além das nossas diferenças, compartilhamos o desafio de conter esse processo. Recuperar o horizonte comum de uma sociedade livre, dinâmica e solidária, com igualdade de direitos, liberdades e oportunidades para todos, onde seja reconhecido o valor e força da nossa diversidade e pluralidade, e superadas por inteiro todas as formas de discriminação, violência e autoritarismo”, afirmam as organizações em trecho do documento apresentado no evento.

Mais informações: www.pactopelademocracia.org.br

Compartir en FacebookCompartir en TwitterCompartir en Google+

Noticias Relacionadas



The shortcode doesn't contain any grid name