Connected Smart Cities debaterá o futuro das grandes, médias e pequenas cidades do Brasil

 

 

banner-ABESE-CSC-1202-x-402---02-05-17.jpg

 

O Connected Smart Cities 2017 será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca nos dias 21 e 22 e junho em  São Paulo, Brasil  para promover a discussão, a troca de informações e a difusão de ideias entre governo e empresas, focando em atender as necessidades do cidadão consciente, visando que as cidades brasileiras possam tornar-se mais inteligentes e conectadas.

Para atingir este objetivo, une empresas de serviços e tecnologia de ponta, especialistas, governo e pessoas engajadas com a otimização das cidades do Brasil, buscando inspiração em soluções implantadas nas mais inteligentes cidades do mundo e trazendo novas ideias.

“Avina participará de mais esta edição do Connected Smart Cities buscando identificar ideias e iniciativas inovadoras com potencial sinergia com as linhas de sua estratégia de Cidades Sustentáveis, orientada a promover gestão pública mais democrática e orientada a resultados de equidade na qualidade de vida e resiliência a mudanças climáticas”,  disse Glaucia Barros, Diretora Programática de Fundación Avina.

A plataforma Connected Smart Cities engloba as seguintes vertentes: o desenvolvimento de um Ranking de Smart Cities do Brasil; um Prêmio que vai reconhecer as melhores iniciativas desenvolvidas para a melhoria de cidades; um Fórum que trará especialistas para a discussão dos principais temas relacionados ao desenvolvimento urbano; e uma Expo que contará com a exposição de empresas patrocinadoras do projeto.

Um estudo realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) revela o crescimento dos centros urbanos e os desafios para as cidades nas próximas décadas. Até o ano de 1800, quando a população mundial era de 1 bilhão de habitantes, o percentual de pessoas vivendo em cidades não ultrapassava a marca de 5%. Em 2011, o número chegou a 7 bilhões de habitantes, com pouco mais da metade das pessoas vivendo em cidades.

A estimativa é que até 2050, cerca de 70% dos cidadãos estejam nos centros urbanos.

A partir deste cenário, o Connected Smart Cities debaterá o futuro das grandes, médias e pequenas cidades do Brasil, focando no planejamento e no desenvolvimento das cidades de forma inteligente e inovadora.

Áreas abordadas no evento

URBANISMO SUSTENTÁVEL NAS CIDADES

Planejamento e design urbano; construção verde; agricultura urbana; poluição do ar; água; carbono zero; Smart Grid; microgrid; eletromobilidade; tecnologias e gerenciamento de energia; política e regulação; iluminação pública; economia circular.

MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE NAS CIDADES

Plano de mobilidade; sistemas de transportes inteligentes; integração do transporte; ciclovias; transporte público; pedestre; gestão de tráfego; políticas públicas para transporte; mobilidade como um serviço da cidade.

CIDADES CONECTADAS

Internet das coisas; Big data; redes inteligentes; aplicativos; Wi-Fi aberto; segurança cibernética; proteção de dados; privacidade; desenvolvimento da plataforma da cidade; análise e gerenciamento de dados; e-segurança; vigilância.

 CIDADES PARTICIPATIVAS E ENGAJADAS

Plataformas de participação e colaboração dos cidadãos; participação social; inovação e dados abertos; avaliação de desempenho, indicadores e métricas; transparência; capacitação para engajamento dos cidadãos; governança; integração de serviços; desenvolvimento de métodos participativos.

CIDADES EMPREENDEDORAS

Economia criativa; inovação; apoio e fomento para o desenvolvimento de startups; políticas públicas para promoção do empreendedorismo; colaboração; co-criação.

CIDADES PRÓSPERAS

Promoção do desenvolvimento econômico; modelos de financiamento; parcerias público-privadas; desenvolvimento de clusters produtivos; economia social; cocity.

CIDADES HUMANAS, RESILIENTES E INCLUSIVAS

Envelhecimento da população; saúde; educação; capacitação; equidade de gênero; cultura; serviços públicos e sociais; inclusão; esporte; recuperação de desastres; inundações.

Mais informação

 

 

Compartir en FacebookCompartir en TwitterCompartir en Google+

Noticias Relacionadas



The shortcode doesn't contain any grid name