A COP 20 fortalece o papel da sociedade civil, governos locais e setor privado nas negociações internacionais promovendo diálogos de alto nível pela ação climática.

 

Durante a 20ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 20), realizada em Lima em dezembro de 2014, o governo do Peru, que presidiu a reunião, anunciou o “Dia da Ação Climática de Lima”, convocando uma instância de diálogo de alto nível para promover a aceleração da ação pelo clima e reconhecer os atores comprometidos em combater as mudanças climáticas.

O diálogo, que envolveu múltiplas partes interessadas e declarações, contou com intervenções do presidente do Peru, Ollanta Humala, do Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, do ex-presidente do México e presidente da Comissão Mundial sobre Economia e Clima, Felipe Calderón, da ex-presidente da Irlanda, Mary Robinson, do ganhador do prêmio Nobel e ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, e do presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, pela sigla em inglês) Rajendra K. Pachauri, entre outros líderes importantes do mundo.

Participaram também da reunião representantes do setor privado, de povos indígenas e de outros setores da sociedade civil, que anunciaram seu compromisso de promover a ação climática.

O evento foi presidido pelo ministro do Ambiente do Peru e presidente da COP 20, Manuel Pulgar-Vidal, juntamente com o chanceler da França e presidente da COP 21, Laurente Fabius.

A Fundación Avina apoiou ativamente o Peru no planejamento e realização da jornada de Ação Climática durante a COP20.

A inovação foi ressaltada na decisão da COP21 que destacou a reunião de diálogo de alto nível e incentivou os futuros presidentes a dar continuidade ao diálogo de Ação Climática.

A liderança do Peru na promoção da ação climática contribuiu para a assinatura de um acordo entre Peru, França, Secretaria Geral das Nações Unidas e Secretaria da Convenção-Quadro de Mudanças Climáticas para promover juntos a agenda de ação climática em 2015 rumo à COP 21 em Paris. A próxima reunião tem como objetivo a assinatura de um novo acordo de mudanças climáticas entre 194 países.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Google+