8

milhões de habitantes, que representa uma pequena porcentagem das populações totais dos países. Fonte: II Encontro Mundial do Chaco

40

povos nativos habitam o Chaco e falam aproximadamente 30 idiomas. Fonte: Atlas Sociolinguístico

466.892

hectares desmatados em 2014. Fonte: Guyra Paraguay

3.400

espécies de plantas, 500 espécies de aves, 150 espécies de mamíferos, 100 espécies de anfíbios e 120 espécies de répteis. Fonte: Avaliação Ecorregional do Grande Chaco Americano

Nossa Visão

Favorecer a gestão sustentável e inclusiva da floresta, da água e da terra no Grande Chaco Americano e propiciar o desenvolvimento de uma nova economia na região

  • Promover uma governança participativa na região, que assegure especialmente a participação das comunidades indígenas e rurais nos espaços de tomada de decisão e nas ações de vigilância cidadã.
  • Gerar condições para a inovação social e tecnológica como elementos chave para o desenvolvimento sustentável da região

Nossas parcerias

Redes Chaco

Visibilidade dos temas vitais da ecorregião e geração de governança transfronteiriça participativa.

ir para o site

Coletivo de Mulheres

Fortalecimento de grupos de mulheres no Grande Chaco Americano que lutam por seus direitos ambientais, econômicos e sociais.

Fundação Nativa

Acompanhamento dos municípios do Chaco na criação e adoção de medidas de adaptação às mudanças climáticas.

ir para o site

Guyra Paraguay

Monitoramento do desmatamento, incêndios e inundações no Grande Chaco Americano visando alertar sobre o processo de desmatamento da região, promover práticas produtivas sustentáveis, envolver as empresas na proteção da biodiversidade e criar incentivos para a conservação.

ir para o site

Inter-American Foundation

Fortalecimento das Redes Chaco e apoio às iniciativas estratégicas e de base comunitária que acelerem processos de desenvolvimento sustentável com visão transfronteiriça.

ir para o site

Programa Sede Zero

Criação, juntamente com as comunidades locais, de soluções para o acesso à água segura para 100 mil famílias no Grande Chaco Americano.

ir para o site

Rede de Monitoramento do Rio Pilcomayo

Fortalecimento do sistema de alertas e prevenção de desastres, e geração de informação para a gestão sustentável nessa bacia trinacional.

ir para o site

Samsung Electronics Argentina S.A.

Incorporação de inovações sociais e tecnológicas em comunidades isoladas do Chaco para fortalecer as capacidades dos habitantes para serem protagonistas de seu próprio desenvolvimento (no âmbito de seu programa de cidadania corporativa Samsung Nanum Village).

ir para o site

Desde 2008, a Fundación Avina tem uma parceria estratégica com a Avina Américas, organização irmã nos Estados Unidos, cuja missão é promover o bem comum para as gerações presentes e futuras nas Américas através da colaboração regional e transfronteiriça. As duas organizações fazem parte de uma plataforma a partir da qual promovem, de forma conjunta e complementar, Oportunidades de Impacto para solucionar os problemas mais urgentes da América Latina e das Américas, fortalecendo e ampliando estratégias de impacto voltadas para o desenvolvimento sustentável.

Dê sua opinião

Em sua opinião, que soluções podem tornar o Grande Chaco mais sustentável?

ver

Vídeos

Veja nossa galeria de vídeos.

ver

Juntos realizamos a mudança Notícias

Publicações recentes

Combinando produção e conservação no Chaco paraguaio

O Grande Chaco Americano: Primeira aproximação dos negócios verdes, inclusivos e responsáveis

Monitoramento do desmatamento no Chaco Americano

http://issuu.com/nativabolivia

Assine grátis

Top