20

milhões de latino-americanos nos Estados Unidos. Fonte CELAD

315.943

migrantes foram deportados em 2014, dos quais 213.719 foram detidos ao tentar cruzar a fronteira.

39

mil crianças e adolescentes da América Central cruzaram o México em 2013. Esta tendência foi parecida no ano de 2014. Fonte ACNUR.

23,606

bilhões de dólares aproximadamente é o valor total de remessas em dinheiro feitas por mexicanos a familiares no México em 2014. Fonte: Instituto dos Mexicanos no Exterior, 2014

Nossa Visão

Promover e proteger os direitos humanos das populações migrantes, refugiadas e requerentes de asilo por meio da incidência em políticas públicas relacionadas aos sistemas de políticas migratórias, de acesso à justiça e de acesso ao mercado de trabalho.

  • Colaborar com atores chave nos Estados Unidos, México, América Central e América do Sul para identificar as causas dos problemas centrais no sistema migratório da região e buscar soluções.
  • Promover uma coordenação formal e informal, assim como ações colaborativas entre os diversos atores na região para desenvolver capacidades nos grupos da sociedade civil e uma vinculação intersetorial.
  • Promover uma forma de pensar inovadora sobre o desenvolvimento das comunidades de origem e destino para facilitar a adoção de soluções que possam produzir uma mudança sustentável.

Nossas Parcerias

Ford Foundation e Open Society Foundations

Desenvolvimento, desde 2011, da Parceria para as Migrações na América Central e México (CAMMINA, sigla em inglês), cuja missão é realizar mudanças sustentáveis em políticas públicas que promovam os direitos dos migrantes e contribuam para a sustentabilidade econômica das comunidades de origem.

ir para o site

Alianza Americas

Apoio, juntamente com a CAMMINA, para fortalecer processos de incidência nos países de origem, trânsito, destino e retorno de migrantes, em temas como a reforma migratória nos Estados Unidos e a infância migrante.

ir para o site

American Civil Liberties Union (ACLU)

Apoio, juntamente com a CAMMINA, para realizar litígios estratégicos de casos de abuso na região fronteiriça dos Estados Unidos em colaboração com contrapartes no México.

ir para o site

Fundación para la Justicia

Continuidade do apoio por parte da CAMMINA para incentivar o direito à verdade e à justiça dos migrantes, por exemplo, incidindo na criação da Comissão Forense no México para identificar migrantes desaparecidos.

ir para o site

INCAE Business School e seu Centro Latino-Americano para a Competitividade e o Desenvolvimento Sustentável (CLACDS)

Geração de insumos para a formulação de políticas públicas de migração através de pesquisa sobre a contribuição dos imigrantes para o crescimento econômico da Costa Rica.

ir para o site

Sin Fronteras

Fortalecimento da participação de atores regionais e incentivo às agendas coordenadas de incidência em políticas públicas relacionadas à proteção dos direitos humanos dos migrantes. Para isso, recorre a ações do Fórum Migrações e conta com a colaboração do Poder Judiciário do México.

ir para o site

Desde 2008, a Fundación Avina tem uma parceria estratégica com a Avina Américas, organização irmã nos Estados Unidos, cuja missão é promover o bem comum para as gerações presentes e futuras nas Américas através da colaboração regional e transfronteiriça. As duas organizações fazem parte de uma plataforma a partir da qual promovem, de forma conjunta e complementar, Oportunidades de Impacto para solucionar os problemas mais urgentes da América Latina e das Américas, fortalecendo e ampliando estratégias de impacto voltadas para o desenvolvimento sustentável

Dê sua opinião

Em sua opinião, quais são os três principais desafios relacionados ao tema de migrações na América Latina?

ver

Vídeos

Veja nossa galeria de vídeos

ver

Juntos realizamos a mudança Notícias

Publicaçõesrecentes

(Español) “Derechos y garantías de niñas y niños en el contexto de la migración y/o en necesidad de protección internacional”

(Español) Información sobre el documental ¿Quién es Dayani Cristal?

(Español) Derechos humanos de los migrantes y otras personas en el contexto de la movilidad humana en México

Assine grátis

Top