Aplicativos cívicos para melhorar a qualidade de vida

 

O Uruguai é líder na América Latina em práticas de governo aberto e dados abertos. O país utiliza duas ferramentas que são referências mundiais como processo de coconstrução entre governo e sociedade civil.

Em 2014, a organização Datos Transparencia y Acceso a la Información (DATA), por meio de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Montevidéu (Intendencia Municipal de Montevideo – IMM), criou a plataforma Por Mi Barrio. A plataforma é integrada aos sistemas administrativos da Prefeitura e permite aos cidadãos fazer georreferenciamento e encontrar informações sobre aspectos de infraestrutura urbana, além de acompanhar as ações até que os problemas sejam resolvidos.

Em 2015, por meio de uma parceria entre o Ministério da Saúde Pública, Agência para o Desenvolvimento do Governo de Gestão Eletrônica e Sociedade da Informação e Conhecimento (Agesic) e a organização DATA, foi lançada a plataforma “A tu servicio”, que busca melhorar a transparência das operadoras de planos de saúde no Uruguai e permitir que os usuários possam tomar decisões mais informadas. A plataforma recebeu mais de 30 mil visitas na primeira semana e, em outubro de 2015, ganhou o primeiro prêmio da Aliança para o Governo Aberto.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Google+