Comunidades como ferramenta de planejamento e de medição de impacto para gestores públicos e empresas

 

impacto-brasil04Governos, empresas e líderes comunitários estão utilizando o IPS comunidades para redefinir prioridades de desenvolvimento territorial, além de ampliar e direcionar investimentos financeiros do governo federal.

Além disso, as empresas diretamente envolvidas no projeto estão utilizando os dados para elaborar suas estratégias de valor compartilhado.

A iniciativa é desenvolvida pelas empresas Natura, Coca Cola e Ipsos, com o apoio metodológico da Social Progress Imperative e da Rede de Progresso Social do Brasil liderada pela Fundación Avina.

O IPS Comunidades é um instrumento de medição do desenvolvimento social em nível local baseado em dados primários e em uma metodologia de articulação de múltiplos atores para definir prioridades e validar resultados.

Na região de Médio Juruá, que abriga 50 comunidades da Amazônia, foi realizada uma aplicação piloto com a criação de um fórum constituído por governos, empresas e líderes comunitários que já estão utilizando o IPS para redefinir o plano de desenvolvimento territorial, e conseguindo inclusive ampliar e direcionar o investimento financeiro do governo federal para a construção de banheiros, uma demanda identificada em uma pesquisa domiciliar.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Google+