Cresce a abertura de dados a partir da cidadania na plataforma Datamx

 

logro-destacado2 (9)A Datamx é uma plataforma digital de inovação aberta que convoca os cidadãos para resolverem problemas sociais por meio da publicação e uso de dados abertos. A ferramenta, criada em 2013, foi a primeira plataforma de dados abertos no México e, atualmente, é utilizada por 3 estados, 7 municípios, 40 organizações da sociedade civil e pelo Instituto Federal de Acesso a Informação e Proteção de Dados (IFAI) do México, a principal organização autônoma de acesso a informação na América Latina.

Essa plataforma para a publicação e extração de dados abertos foi criada pela organização Codeando México, que trabalha para acelerar e democratizar a inovação cívica, além de participar ativamente e ter um papel fundamental na comunidade mexicana de open data (dados abertos), promovendo a participação de organizações da sociedade civil nesse setor.

O uso dessa tecnologia promoveu uma mudança nas práticas e na forma de entender a coleta e visualização de dados a partir da sociedade civil e o trabalho junto ao governo para utilizar essas informações em estratégias que melhorem a qualidade de vida e o acesso a informação de milhares de mexicanos.

 

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Google+