Democracy OS: de plataforma social à democracia líquida a serviço da gestão participativa

 

TCS logros 1

A plataforma de democracia líquida Democracy OS terá um novo spin-off

Graças a um processo de consolidação institucional realizado com o apoio do Fundo Acelerador de Inovações Cívicas, a organização argentina Democracia en Red participou do ciclo 2015 da Y Combinator, a aceleradora de negócios tecnológicos mais importante do Vale do Silício.

A Democracia en Red foi selecionada pelo seu projeto para desenvolver um spin-off da Democracy OS, sua plataforma digital de tomada coletiva de decisões, que até o momento era utilizada por ativistas, organizações civis e atores governamentais em processos cidadãos. A partir de agora, a Democracy OS poderá ser também comercializada como um serviço de governança digital para qualquer tipo de organização.

O Fundo Acelerador de Inovações Cívicas é uma iniciativa criada pela Fundación Avina, Avina Americas e Omidyar Network para promover o desenvolvimento de projetos de software livre de caráter cívico, com padrões de dados abertos.

A Democracia en Red é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve estratégias inovadoras para fortalecer a democracia, ampliando o acesso dos cidadãos à tomada de decisões públicas. Porém, até o momento, não havia um modelo de negócio para que a organização fosse autossuficiente. A participação na Y Combinator e a criação do spin-off contribui para a sustentabilidade dessa iniciativa e serve como reconhecimento do potencial da plataforma como ferramenta digital de inovação cívica.

Principais parceiros neste resultado: Omidyar Network

Países impactados: Argentina, Brasil, México, França, Tunísia, Espanha

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Google+