Fortalecimento do Coletivo de Mulheres do Chaco gera impacto na região

 

Captura de pantalla 2017-04-20 a las 16.39.27

Em 2016, o Coletivo de Mulheres do Chaco (um espaço para criar e fortalecer mecanismos que promovam o empoderamento das mulheres nas diversas organizações da região) avançou na articulação trinacional, com a adesão de mais de 80 organizações de base e acadêmicas, mobilização de fundos, posicionamento político e incidência em temas chave para a região. Além disso, conseguiu consolidar sua estrutura por meio de um sistema de governança com um comitê formado por 20 mulheres indígenas, camponesas, produtoras, acadêmicas e de organizações da sociedade civil.

Uma das realizações que merece destaque é que, pela primeira vez, as Nações Unidas escolheram a região do Grande Chaco para elaborar um relatório de recomendações para o governo argentino, sugerindo a priorização de políticas em temas de gênero, água e terra. O relatório contém as recomendações que o Comitê para a Eliminação da Discriminação contra a Mulher (CEDAW, pela sigla em inglês) da Argentina preparou com o apoio da Comissão de Direito Internacional, e que articula várias outras organizações, inclusive o Coletivo de Mulheres, com exemplos concretos da situação das mulheres chaquenhas.

Por outro lado, com o apoio financeiro da Inter-American Foundation (IAF), o Coletivo de Mulheres consolidou oito subcomissões (saúde, educação, direitos humanos e povos indígenas, migrações, recursos naturais, violência, comunicação, produção e artesanato) que trabalham linhas estratégicas importantes para a região, especialmente para as mulheres chaquenhas. Espera-se que o Coletivo de Mulheres do Chaco tenha um papel participativo, diverso e que promova uma mudança real para os direitos das mulheres.

Principais parceiros

Argentina: Fundação Gran Chaco , Fundação Plurales

Bolívia: Apoyo Para el Campesino-Indígena del Oriente Boliviano(APCOB), Centro de Diagnóstico Integral da Mulher (CEDIM)

Paraguai: Grupo Sunu, Sombra de Árbol

Regional: Inter-American Foundation (IAF)

Trinacional (Argentina, Bolívia, Paraguai): Redes Chaco

Países impactados:

Argentina, Bolívia e Paraguai

** O programa Grande Chaco Americano faz parte da Plataforma de Inovação com Sentido

Olhe para o Relatório Anual completo 2016 aqui.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Google+