Governo do Uruguai lança plano solar

 

plan solarCom a liderança ativa da Mesa Solar, o governo do Uruguai lançou o Plano Solar, que busca aproveitar energia limpa e renovável em residências por meio da instalação de aquecedores solares de água de alto rendimento e qualidade.

Plano Solar é uma ferramenta para o desenvolvimento da Energia Solar Térmica (EST), alinhada com a Política Energética 2030, que visa diversificar a matriz energética, principalmente a partir de fontes naturais e renováveis. Além disso, o Plano Solar contribui para uma mudança cultural nas famílias ao propiciar maior conscientização sobre eficiência energética.

A pesquisa de Fontes e Usos de Energia mostrou que em média 37% da conta de luz de uma família correspondem à energia consumida para aquecer a água. O sistema solar que será instalado pelo Plano Solar poderá representar uma economia de 60 a 70% nesse consumo.

A Mesa Solar é um espaço multissetorial promovido a partir da sociedade civil que iniciou suas atividades em março de 2008. Ela é composta por organizações não governamentais, órgãos do governo federal e prefeituras, faculdades públicas e privadas, sindicatos e organizações do setor privado. A Mesa tornou-se agente de participação na elaboração das políticas voltadas para a energia solar e agente de articulação da atividade público-privada.

A Fundación Avina apoiou a Mesa Solar desde o início, vendo nela uma oportunidade de incidência nas políticas com objetivos estratégicos de desenvolvimento local. Em 2015, a Mesa Solar conseguiu realizar intervenções estratégicas em todos os 19 estados do país.

 

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Google+