Iniciativas cidadãs para ação política

 

inicativas ciudadanas
Em um contexto social e político de altíssima sensibilidade após o desaparecimento de 43 alunos da escola Isidro Burgos em Ayotzinapa, Guerrero, os contínuos escândalos de corrupção entre as elites políticas e a contínua falta de transparência nos três poderes do governo, surge a iniciativa #YaMeCansé, Por Eso Propongo (#JáMeCansei, Por Isso Proponho).

O coletivo cidadão fez um convite aberto a todos os mexicanos e mexicanas para que enviassem um cartão postal com uma proposta para mudar o rumo do país diante da atual situação de violência, impunidade e injustiça.

Durante quatro meses, foram recebidos aproximadamente oito mil cartões postais, que foram impressos e entregues a diversas autoridades (nos três poderes e órgãos autônomos) e organizações da sociedade civil, e continuarão sendo apresentando em exposições em espaços públicos.

A partir do conteúdo dos cartões postais, a equipe de #YaMeCansé, Por Eso Propongo, formada por acadêmicos e especialistas em diversas disciplinas identificaram 10 Batalhas Cidadãs, que visam promover mudanças significativas no sistema político mexicano.

Além disso, o documentário “El valor de lo público”, produzido pela Fundación Avina, no âmbito do projeto “Onde está meu governo” (incluir link) tem servido de ferramenta para o debate social e político nas cidades mexicanas onde foi apresentado: Distrito Federal, Tijuana e Monterrey.

O vídeo descreve três experiências do país que demostram que, quando a ação política democrática e a criatividade social se unem, surgem estratégias de inovação pública que geram processos de prosperidade e ambientes de bem estar por meio da recuperação ou ampliação do que é comum a todos, especialmente através do empoderamento de cidadãos e comunidades que assumem o público como responsabilidade coletiva.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Google+