Intervenções urbanas fortalecem o direito ao espaço público

 

Ciudades sustentables logro 2O espaço público, especialmente em relação à criação, manutenção e transformação das urbes em cidades para as pessoas, é considerado fundamental para a construção de uma Nova Agenda Urbana (um acordo que estabelecerá
novas prioridades e estratégias consoantes à evolução de um novo século) e por sua contribuição para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Nesse contexto, a partir da Fundación Avina, em parceria com a ONU-Hábitat, destacamos a importância do direito
à cidade, para que as cidades da América Latina avancem na transformação do espaço público, concebido como um
condutor da coesão social, inclusão econômica e expressão cultural.
Nesse cenário, na região do centro histórico da Cidade do México, a Rede de Atenção Integral para a Inclusão
Social do Centro Histórico (RAIIS) surgiu como resposta aos complexos fenômenos de violência, exclusão e vulnerabilidade desse local. Assim foi possível recuperar o papel público, de convivência social e segura, de um espaço emblemático como a Plaza la Soledad, para avançar na transformação dos espaços públicos do Centro Histórico.
Além disso, em Lima, a estratégia “Ocupe sua rua” foi consolidada para promover, por meio de intervenções
urbanas, uma cidadania ativa que se aproprie da rua e reflita sobre a sustentabilidade das cidades, especialmente
sobre o espaço público e a mobilidade urbana sustentável. Em menos de um ano, mais de 100 mil usuários já puderam usufruir de dez novos espaços públicos criados em cinco distritos da cidade graças ao trabalho colaborativo da comunidade, município, empresas privadas, universidades e organizações da sociedade civil. Esses impactos inspiraram mudanças em políticas públicas e programas municipais em San Isidro e San Borja, que agora promovem ativamente o uso de áreas externas de casas e edifícios como espaços públicos, assim como a criação de parklets e ciclovias no planejamento de seus espaços públicos.
Principais parceiros neste resultado: ONU-Hábitat, Rede de Atenção Integral para a Inclusão Social do Centro Histórico do México, Lima Cómo Vamos.
Países impactados: México e Peru
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Google+