Adoção da plataforma digital Por mi Barrio em duas novas cidades no Uruguai

 

Screen Shot 2017-04-09 at 5.58.48 PM

Por meio de uma cooperação com o Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF, a plataforma Por mi Barrio (PMB) foi replicada nas cidades de Rivera e Maldonado, no Uruguai. PMB é um aplicativo desenvolvido originalmente para a cidade de Montevidéu, que permite enviar avisos de problemas urbanos a partir de qualquer dispositivo. Foi criado em 2013 com o apoio do Fundo Acelerador de Inovações Cívicas, apoiado pela Omidyar Network e Fundación Avina.

O processo de replicação, promovido por uma parceria entre D.A.T.A. Uruguai e a prefeitura das cidades mencionadas, não somente permitiu a adoção da plataforma digital em Rivera e Maldonado, mas também determina que as duas prefeituras se responsabilizem pelo acompanhamento e resolução dos pedidos e avisos de problemas estruturais informados por meio da plataforma. A colaboração com as prefeituras inclui a capacitação dos funcionários públicos e associações de vizinhos para o uso dessa ferramenta e para incorporar os formatos digitais aos processos de articulação entre os cidadãos e as autoridades públicas, além de divulgar a iniciativa.

A plataforma PMB é um caso bem sucedido de reprodução de uma iniciativa já existente que foi possível graças à Plataforma de Inovação com Sentido. A lógica da Plataforma agiliza e aumenta o impacto social proposto pela PMB. Em aproximadamente metade do tempo e com um terço dos recursos financeiros que eram originalmente necessários, foi possível replicar esse aplicativo móvel em duas cidades. Embora o número de habitantes das duas cidades seja menor do que o de Montevidéu, a complexidade dos serviços é a mesma e o processo de treinamento e acompanhamento dos atores governamentais encarregados de utilizar a plataforma representa um trabalho duplamente superior ao original.

País impactado: Uruguai

Principais parceiros:

Global: Omidyar Network

Regional: Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF

Uruguai: D.A.T.A. Uruguai, prefeitura de Maldonado, prefeitura de Montevidéu, prefeitura de Rivera

Olhe para o Relatório Anual completo 2016 aqui.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Google+