Mexicanos no exterior conseguem acesso a certidões de nascimento para ampliar seus direitos

 

migraciones logro 1

As embaixadas e consulados do México iniciaram a emissão de cópias autenticadas de certidões de nascimento para beneficiar mais de 12 milhões de mexicanos que residem no exterior

Durante anos, organizações e grupos organizados de migrantes mexicanos solicitaram a emissão de cópias autenticadas de certidões de nascimento para proteger seus direitos como migrantes no exterior.  Desde 2014, a Alianza Americas, com o apoio da Aliança para as Migrações na América Central e México (CAMMINA, pela sigla em inglês), realiza ações para resolver essa situação.

Em janeiro de 2015, graças ao trabalho coordenado da Secretaria de Relações Exteriores do México, a Secretaria do Governo e o Registro Nacional de População e Identificação Pessoal (RENAPO), as embaixadas e consulados do México começaram a emitir cópias autenticadas das certidões de nascimento para beneficiar mais de 12 milhões de mexicanos que residem no exterior. Naquele mesmo mês, foram emitidas cópias das certidões nos consulados mexicanos no Reino Unido e Estados Unidos.

A CAMMINA (organização formada pela Fundación Avina, Ford Foundation e Open Society Foundations) apoiou financeira e estrategicamente a Alianza Americas em seu trabalho de incidência, especificamente nos Estados Unidos e México, para conseguir melhores condições para os migrantes do México e América Central.

Principais parceiros nesta realização: governo do México, Ford Foundation, Open Society Foundations, Alianza Americas

Países impactados: México, Estados Unidos

 

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Google+