Peru e Equador desenvolvem suas cidades como bem público

 

Captura de pantalla 2017-04-20 a las 16.26.29

A Fundación Avina e a ONU Habitat continuam trabalhando juntas em sua parceria regional para que cidades da América Latina avancem na transformação do espaço público, concebido como um condutor de coesão social, inclusão econômica e expressão cultural.

Em 2016, vimos um aumento no número de municípios latino-americanos que adotam a visão de cidade como bem público e aplicam sistematicamente iniciativas de fortalecimento da cidadania para melhorar o espaço público de maneira participativa. Isso permite enfrentar problemas como violência, falta de segurança e insalubridade, e ao mesmo tempo, fortalecer o tecido social e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, especialmente nos bairros vulneráveis.

Nesse contexto, no Peru, os bairros limenhos de Rimac, Comas, Villa María del Triunfo, Barrios Altos, San Juan de Lurigancho, San Borja e San Isidro realizaram mais de 15 intervenções urbanas que beneficiaram aproximadamente 200 mil pessoas, que agora fazem uso de um espaço público melhor, que gera coesão, convivência e bem-estar, alinhado com as recomendações da Nova Agenda Urbana.

Essas lições aprendidas estimulam experiências em outras cidades e bairros da região, como é o caso do bairro La Mariscal, em Quito, Equador, onde observamos avanços na organização do bairro e na regeneração da coesão social a partir da recuperação e apropriação do espaço público, da facilitação de espaços de diálogo e articulação de vizinhos, e da realização de iniciativas de agricultura urbana participativa.

Principais parceiros:

Equador: Administração Local La Mariscal, Associação Latino-Americana para o Desenvolvimento Alternativo (ALDEA), Coletivo Urbano Itinerante (CUI), vizinhos do bairro La Mariscal, Fundação Somos Equador

Peru: Lima Cómo Vamos, Municipalidades Distritais de Lima, ONU-Habitat

Países impactados: Peru, Equador

Olhe para o Relatório Anual completo 2016 aqui.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Google+