Efetivação de 91 pactos de paz territorial entre candidatos e comunidades na Colômbia

 

innovacion politica logro 1

Na Colômbia, foram efetivados 91 acordos de agendas de paz territorial priorizadas pelos habitantes.

Na Colômbia, a Fundación Avina e a Redprodepaz, por meio de sua Coordenação Nacional e cinco programas de desenvolvimento e paz (Cordepaz, Cordupaz, RedCaquetáPaz, Consornoc e AdelNariño), firmaram uma parceria para apoiar as “Agendas de Incidência e Participação para o Desenvolvimento e a Paz” para efetivar 91 acordos de agendas de paz territorial priorizadas pelos habitantes.  O processo envolveu cinco grandes territórios, 34 fóruns de incidência em eleições de autoridades municipais, estaduais e regionais e quase 13 mil participantes de 300 organizações de base que conversaram com 244 candidatos.

Apesar da articulação contínua que existe entre os 25 processos territoriais da Redprodepaz, há poucas oportunidades de planejamento e atuação em processos de incidência política e planos públicos. Por meio dessa iniciativa, os cidadãos rurais influíram nos planos de governo dos candidatos a prefeito e governador de cinco grandes regiões que sofrem com a violência na Colômbia: Meta, Caquetá, Norte de Santander e Arauca, Córdoba e Urabá, e Nariño.

O apoio da Fundación Avina facilitou parcerias amplas e sólidas de cinco Programas de Desenvolvimento e Paz, além da mobilização de maiores recursos de outros atores locais e nacionais, o que permitiu um alcance de incidência eleitoral que pode ser refletido em três níveis. O primeiro se refere à contribuição na construção da governabilidade democrática por meio da geração de espaços de reflexão e debate das propostas dos candidatos com a comunidade, promoção de uma participação ativa e uma cidadania informada que seja capaz de votar de maneira consciente. O segundo se refere à configuração de uma Rede de Aprendizagem baseada em parcerias territoriais que apresentam resultados de maior alcance e impacto. E o terceiro está relacionado ao fortalecimento dos principais temas das agendas territoriais nos planos e programas de governo, por meio de acordos de vontades e pactos firmados onde há compromisso de execução.

Principais parceiros neste resultado: Coordenação Nacional Redprodepaz, Adel Nariño, CONSORNOC, Cordupaz, Rede CaquetaPaz, Cordepaz

 

Países impactados: Colômbia

 

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Google+